terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Quaresma

A quaresma é o período de quarenta dias que separam o carnaval da páscoa sem contar os domingos. Nesse período os cristãos se deixam levar a reflexão de suas vidas e do grande mestre Jesus. Eu menina, nessa época do ano, fazia jejum sem nem saber o por quê, era imposto pela avó e pela mãe, também não se podia comer doce nenhum e eu nem sabia o por quê também. Com o tempo as coisas foram ficando mais claras. 

Quaresmeiras da avenida Brasil

Essa semana uma amiga me disse que trancou o filho no quarto por que ele não arrumou os brinquedos depois de usar. Perguntei pra ela o que ele aprendeu com isso? Ou melhor, o que ela quis ensinar com essa postura? Nem ela soube responder. Os meus quando não cuidavam dos brinquedos eu apenas dizia que da próxima vez que não guardasse ficariam sem eles, por que quem não cuida, não merece ter. Assim, eles aprenderam a cuidar do que é deles, acho que assim é mais importante do que ficar trancado no quarto.
Agora, a quaresma é sinal de flores roxas, de ruas enfeitadas, de reflexão e de uma volta no tempo aqui e acolá, revendo conceitos. E nas voltas que o mundo dá, tudo na vida tem um por quê, se não for esclarecido devidamente perde o sentido da educação.

Um comentário:

  1. Exemplo, clareza... pra que isso? pra que aquilo? Se perguntar é preciso. Agir sem fazê-lo é ação sem zelo!

    ResponderExcluir