terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Conceição

Hoje é o dia dela Nossa Senhora da Conceição. Ela que foi a inspiração para a igreja da Conceição da praia em Salvador, construída pelo seu fundador Tomé de Souza com a ajuda de Diogo Alves que então se tornara Caramuru e que foi a primeira catedral do país. Linda por fora e por dentro é um marco na arquitetura da cidade.


Eu menina tive uma doença qualquer, mas a fé da minha mãe e de Rita (aquela da rua da lagoa) fizeram promessas onde eu teria um dia que pagar vestida de vermelho. Como se pode ver, sarei, e cá estou pra contar a história. Hoje é um dia sagrado para os baianos, mas de grandes recordações delas também, e ainda tenho a imagem da santa que veio do Juazeiro fazer companhia a outros que ganhei ao longo da vida, incluindo uma imagem da Conceição do século XVIII que herdei da minha avó, de madeira e linda.
E nas voltas que o mundo dá, o meu calendário imaginário percorre a minha pele com seus ponteiros trazendo consigo, aquelas imagens de mulheres fortes destemidas e lindas, mas sobretudo, de muita fé, e vocês Rita, Joana e Josefa, hoje estão tão perto de mim que quase posso tocá-las.

3 comentários:

  1. Minha amiga Ana, gosto muito de ler as suas crônicas. Lembra-me, de certa forma, as escritas por Wilson Mauxx que eram transmitidas pela CampinaFM. Têm um ar de alegria, nos passa boas recordações, informa e diverte a medida que passeamos pela suas memórias, a sua infância telúrica... Conheço-te um pouco mais a cada dia e vejo que, além de excelente mãe és uma boa contadora de (his)estórias. Obrigado por fazer parte deste universo das letras e por colaborar conosco na construção de um mundo melhor. Agora somos três andorinhas juntamente com Evaldo Brasil. No futuro, seremos milhões. Um forte abraço, Rau Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Ah Quase esqueci de dizer... você escreve de um tudo, mas não lembro de ter escrito sobre o nosso poeta. Gostaria muito de saber de suas impressões de Silvino Olavo para publicar no meu blog. Agradeço-te, imensamente. Rau Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Ah, Rau que lindas palavras! Feliz por fazer parte desse mundinho redondinho que gira, gira e nos faz encontrar pessoas iluminadas como você. Feliz dia pra você e os seus caro amigo.

    ResponderExcluir