sexta-feira, 21 de julho de 2017

Ideologia

Para a maioria das pessoas ideologia é uma ideal, um conjunto de ideias individuais ou coletivas. No filme Capitão fantástico, um casal resolve colocar suas ideias em prática, vão viver numa floresta, educam seus seis filhos de acordo com o pensamento naturalista, oferece uma cultura rica, as crianças aprendem línguas, culturas e tolerância, instrumentos musicais e praticam atividades físicas longe das redes sociais, além de conhecer o sistema capitalista e não apoiá-lo. É um filme lindo.
Quando a mãe adoece psicologicamente e morre o pai passa a ter suas diferenças com a família da amada, e se mostra um homem sensível e forte, exemplo para os filhos que ao poder escolher preferem ficar com ele. A cena do velório da mãe feita por eles, e a música que a filha canta, a forma que encaram a morte e o luto. São tão belas que fazem a gente repensar nosso valores atuais. Vale muito a pena ver e pensar a respeito da mensagem que o filme passa.
E nas voltas que o mundo, cada escolha tem um preço, a empatia pelo outro, a capacidade de se colocar no lugar do outro é uma das formas mais lindas de religiosidade. E como disse Cazuza: "Ideologia, eu quero uma pra viver". Bem, meu caro, eu tenho a minha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário