domingo, 25 de março de 2018

Semeadura

O Paulo Freire afirmou certa vez que: "Ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria". Sempre sabido esse Paulo. Na sexta-feira passada fui a uma festa tipicamente cigana, logo eu a antissocial que tem restrições alimentares agora, mas que fique claro não tenho restrições emocionais. Se tivesse tava ferrada. No evento lindo e cheio de belezas das quais eu desconhecia, dois jovens me procuram, sabia que os conhecia, mas não lembrava os seus nomes. Eram Jonatan e Vando, o primeiro agora docente de Educação Física e mestre caminhando pra um doutorando, o outro, um dos escultores mais importantes da cidade, ambos foram meus alunos do ensino médio.
Ao encontra-los ouço histórias das suas percepções a meu respeito, lembraram até os dias que levei o Pedro pra sala de aula por não ter com quem deixá-lo e não queria perder a aula. Me contaram das mudanças em suas vidas e o mais gratificante, eu fui importante para a sua formação (joguei confete e serpentina em mim agora), desculpa aí tá, mas eles me fizeram sentir que a semeadura deu uma excelente colheita.


Jonatan Silva

O Rubem Alves, outro menino sabido, disse certa vez que: "Quem experimenta a beleza está em comunhão com o sagrado". Ah, Rubem, meu querido, experimentei a beleza de ver que meus amados alunos se tornaram grandes, seguiram seus caminhos e agora saem por aí multiplicando conhecimento, semeando novas bonitezas pelo mundo a fora. E nas voltas que o mundo dá, a vida não deve ser economizada e quem não tem jardim por dentro não pode ser jardim por fora. Adorei te encontrar Jonatan e Vando.

2 comentários:

  1. Para falar a verdade, toda semana escuto a velha frase: "As pedras se encontram". E nesta lógica sigo sempre na espera de que uma dessas pedras se cruzem em meu caminho nessas voltas que o mundo dá. Por ironia do destino, "a volta ao mundo em torno dos saberes" intitulou um dos capítulos de minha dissertação do mestrado. Sei bem a importância desses encontros que a vida nos proporciona nessa grande volta.
    Executar a volta ao mundo, segundo eu mesmo, é, ao mesmo tempo, também retornar ao lugar no qual contribuiu no processo de crescimento e aprendizado.
    Foi nesta grande escola da vida, lugar de acolhimento, constituição dos sonhos, porta de entrada para as novas conquistas, que encontrei Ana Débora, professora de Biologia, aquela que faz os alunos se reunirem em torno atentos para ouvir as melhores e mais badaladas piadas em torno dos conhecimentos populares sobre a biologia.
    Quantas vezes ela me assegurou de que mitos como tomar leite com manga e outras e outras misturas NÃO faziam mal... e tantos outros mitos desmistificados naquelas aulas e provados cientificamente sem a presença de materiais mais rebuscados como livros, laboratórios ou Internet, pois a memória dela é tão grande enquanto sua tamanha competência e domínio de sala.
    Sua convicção hoje é um espelho daquilo que convivi diariamente em minha vida de professor. Então, por que não acreditar no encontro das pedras sob um mundo que executa constantes voltas?
    Ainda lembro daqueles desencontros entre meus colegas "do fundo" da sala quando atrapalharam os melhores momentos da aula de genética. Entretanto, ao mesmo tempo que pensávamos que estas ervilhas "recessivas" estavam longe de se tornarem dominantes, eis que surgem grandes pedras em meio a grandes encontros que a vida proporcionou para cada um: fizemos parte de uma das únicas turmas de uma escola pública localizada entre bairros conflituosos que tiveram 100% de aprovação durante as "voltas pelo mundo".
    Em meio estas memórias, Débora sempre é lembrada, apesar de ter nos deixado antes do término do ano por conta de sua gravidez, suas aulas marcaram positivamente nossos dias do ensino médio no início dos anos 2000...

    Tenho muito orgulho dos meus professores. Muito orgulho de ter sido teu aluno. E hoje somos frutos daquilo que você contribuiu para fazer o mundo girar!

    ResponderExcluir
  2. Eita, menino sabido! Eu tenho um orgulho danado de ter sido a mediadora do conhecimento que construímos coletivamente. Tenho orgulho do que você se tornou. Sucesso.

    ResponderExcluir