segunda-feira, 26 de junho de 2023

Das cartas que nunca te dei/darei

Esse ano fez quarenta e cinco anos que você partiu para outras paisagens. Não tive o prazer de conviver com você, mas as memórias herdades são tantas. Esses dias revi um poema seu de décadas passadas, uma de suas netas me manda a foto do acordeom que ela mandou restaurar, outra pessoa me conta das aventuras vividas em andanças pelas estradas com você. É bonito, parece que você não foi e nem vai. Ontem você meio me visitar e foi um sonho lindo e resolvi te escrever (pra nunca esquecer). A vida é feita pra viver agora, não pra deixar para depois, só se vive um dia de cada vez. Ouvi tanto isso.
Saber que você aprendeu a ler e escrever sozinho me aquece o coração, mas também era poeta e tocava acordeom, ah, isso já demais. Não consigo lembrar seu cheiro, o som da sua voz, nem mesmo como era seus passos, imagino eles enérgicos, avexado, acredito que tinha uma cabeça cheia de ideias, além das preocupações, mas acredito que tirava aquele tempinho pra ler, escrever e olhar as estrelas.
Sei que em noites de verão quando o céu limpo mostrava as estrelas e o cinturão de Órion para os meus irmãos e as vezes os contemplava sozinho, viajando no seu mundo particular. Acho que era nessas horinhas de descuido que a felicidade brilhava em seus olhos. Ficar sozinho as vezes é tão bom. Nisso eu acho que te entendo.


Poema de pai



Instrumento dele

Pai, mãe e eu.
O casal que mais aprendi a admirar, mesmo conhecendo só uma metade, mas essa metade que ficou foi meu tudo por muitos anos, e parte de vocês ficaram em mim, acredite, é a minha melhor parte, pois de todo o amor que eu tenho metade vieram de vocês, cada um do seu jeito. Essa semana ganhei essa fotografia, eu não sabia com quem estava e foi um lindo presente, agora tenho uma herança física afetiva, meu tesouro particular.
E nas voltas que o mundo dá, minhas memórias foram herdadas de outras pessoas que com você conviveram, e como eu tenho inveja desses momentos que não tive contigo! Meu baú de lembranças agora tá mais rico, e farei dele bom uso. Gosto de ver as caras dos seus netos quando conto suas aventuras e história de vida pra eles. Obrigada por fazer parte da minha vida, por fazer parte de mim e dos meus, meu samurai negro.

 

Um comentário:

  1. Ricas e belas lembranças. Faça uma compilação dessas poesias, tentei ler mas não há como. Os cheiros, gostos e modos você traz consigo mesmo sem tê-los vivido, ou vivido pela metade.
    Xeeeero pra ti.

    ResponderExcluir