quinta-feira, 8 de junho de 2023

Eu nunca estou só

Desde sempre eu ouvia minha avó e mãe dizerem: "o conhecimento é a única riqueza que ninguém pode tomar de você. Por isso estude, você nunca estará sozinha". Confesso que hoje tenho minha dúvidas quanto ao roubo. Ano passado, ainda no mestrado eu e Geysa resolvemos colocar um plano em ação. Escrevi o projeto sobre a Mandala como horta escolar (que já existe), mas com adaptações para o uso de maneira didática, ela agora é usada para educação ambiental e disciplinas da área profissionalizante em agroecologia, e na formação de professores do campo, além de alunos da educação infantil até o ensino superior. E tem ainda um banco de dados para o planejamento das ações didáticas.
Feito o projeto, montei minha equipe para colocar em prática. Engenheiros agrônomos, químicos, biólogos e professora de linguagem. Sem financiamento, conseguimos uma escola que adotou a ideia e ofereceu o material físico e o espaço para a implantação da Mandala. O projeto foi aprovado em edital da UESB e a gente colocou em prática na escola que fica logo ali na Barra do Choça, cidade vizinha, em um assentamento do MST. Com o projeto pronto e entregue, me deparo com um vídeo do prefeito exaltando o projeto e dando todos os créditos pela ideia e implantação a uma ONG da Alemanha. Depois de uma denúncia o foi tirado do ar, mas é claro que medidas cabíveis serão tomadas junto a Universidade.
Implantar um projeto dessa grandiosidade não é  tão simples, exige um levantamento topográfico, traçado dos círculos, análise de solo e água, adoção de culturas adequadas a produção dos sujeitos do campo, controle integrado de pragas, produção de mudas, centro de compostagem, galinheiro e canteiros de plantas medicinais, irrigação e drenagem, mas também a valorização dos conhecimentos ancestrais e valorização dos saberes do campo associado ao saberes  científicos de modo a "copiar a natureza" com uma produção economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta.
É importante lembrar que a colonização ainda não acabou, os europeus implantaram sua colonização em todos os setores da educação e  da vida da sociedade brasileira, é preciso descolonizar o pensamento, deixar de oferecer tudo de mão aberta para os estrangeiros, já chega de colonialidade. 
E nas voltas que o mundo dá, eu realmente não estou só, o conhecimento e a sua construção são direitos de todos, inclusive, é um princípio da agroecologia, mas se apossar de um conhecimento e trabalho de outras pessoas e oferecer os créditos a outros não é justo e não deverá passar impune.


Nenhum comentário:

Postar um comentário