terça-feira, 6 de outubro de 2020

Bordando a vida

Minha mãe era uma excelente pedagoga sem nem mesmo ter ido a escola, certa vez, como castigo por um comportamento inadequado ela me deu uma tarefa. Bordar um caminho de mesa em ponto cruz, o tecido era um linho branco. Assim, além dos pontos eu ainda tinha que contar as tramas do tecido (tenho esse caminho até hoje). E só poderia sair de casa depois da tarefa concluída. Levei dois meses pra fazer. A principal lição foi não se mostrar o que não si é. Eu havia dito que a blusa da minha irmã era minha.
Detalhe do bordado

Avesso do bordado

De acordo com a sua pedagogia da presença, a gente deve mostrar o que é, e nunca se fingir ser o que não é. Por isso mesmo o bordado deve ser perfeito no avesso. O meu na época ainda não foi um exemplo de perfeição, mas vamos combinar que ficou bonitinho. Aprendi a lição direitinho e guardo esse caminho pra lembrar dela sempre que necessário.
As vezes a vida da gente parece perfeitinha, e a gente finge tá tudo bem, quando por dentro tá tudo virado de pernas pro ar. Pra evitar esse desbordado, é preciso falar o que sente quando sente, pra não embolar a linha por dentro. A vida é um linho em branco e a gente colore de acordo com as cores do pensamento, das emoções. Então, que seja colorida, bem alinhada, mas de vez enquanto pode se desarrumar um tiquinho. Portanto, faça meditação, mas dê uns gritos vez por outra. Beba água, se hidrate, mas se desidrate com um vinho vez por outra.
E nas voltas que o mundo dá, a agulha é um pensamento, a cor da linha emoção e o tecido é a vida limpa e solta, que carece de atenção, de cor, de vida. E a gente vai desenhando a história vivida nele. Não me tornei a bordadeira que talvez ela gostasse, mas ando colorindo a vida com lindos bordados coloridos no meu imaginário metafórico, e que nós todas possamos nos tornamos as bordadeiras da vida coloria, com pétalas de felicidade, rosas de noites quentes de verão, luas e sóis que possam oferecer abrigo e calor quando a gente precisar.

Um comentário:

  1. Que lindo, quanta dedicação e ensinamento adquirido através do bordado.

    ResponderExcluir