terça-feira, 2 de novembro de 2021

A vassoura

A casa dela era simples, a porta de entrada tinha duas partes, a superior só fechava no fim do dia, a parte inferior servia de suporte para abrigar os braços cansados quando parava pra ver o rua ou conversar com uma amiga próxima. O chão parecia um uma goiabada de tão vermelho, salpicada de círculos de luz que vinha das frestas do telhado de argila vermelha. A cozinha era o melhor lugar da casa, sempre com o fogo de lenha cedinho acesso de onde emergia o aroma do café torrado com rapadura e pilado no pilão de madeira. A lata de biscoite sempre tinha uma bolacha de canela pra servir aos netos que a visitavam.
A cadeira de madeira e palhinha era o trono, lá ela tercia lentamente seu crochê branco como quem terce detalhes de vida, memórias guardadas e orações que professava. O seu quintal era de terra, tinha plantas e temperos que perfumavam o ambiente. No final da tarde, a vassoura feita de ramos de alecrim, manjericão e mastruz amarrados com agave no cabo de madeira era o seu material para limpar o quintal, esse previamente salpicado de gotas de água para minimizar a poeira.
Enquanto ela limpava seu quintal e entoava cantos de sua infância, com quem acariciava a terra terra com sua vassoura , o cheiro de terra molhada se misturava com o das ervas que pertenciam a vassoura em um ritual que dava gosto de ver. Enquanto saboreava uma bolacha de canela, eu ouvia atentamente seus ensinamentos. Ela dizia: "Varrer é uma libertação". "É varrendo que se joga fora o lixo da vida e se agradece pelo que tem."
E nas voltas que o mundo dá, varrendo a casa ou o terreiro de terra  a gente bota as ideias em dia, se tiver triste, varra a tristeza, não para debaixo do tapete da alma, mas para fora. Se tiver com baixa autoestima varra pra fora com um  batom vermelho e cabelo hidratado, varra as auguras da vida com uma vassoura imaginária de um passeio no mato ou no mar. Tenha sempre uma vassoura, seja de ervas, de pelos sintéticos, seja imaginária, mas tenha uma vassoura e varra. Não é atoa que a vassoura é o símbolo das mulheres livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário