quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Caleidoscópio e cacos

O vitral é feito com vidros coloridos em janelas que refratam a luz do sol quando passa por eles, foi muito utilizado nas igrejas da Idade Média. Um dia Sir David Brewster juntou pedacinhos de vidros coloridos e criou o caleidoscópio que quer dizer "vejo belas imagens" é uma palavra que vem do grego antigo kalos (belo), eidos (imagem) e scopéo (vejo).  E assim aquele objeto lindamente forma imagens nunca repetidas com uma quantidade de caquinhos que vão se arrumando de acordo com as voltas que o objeto faz.
A vida é como um vitral colorido e que passa a luz do sol por ele desenhando coisas no chão, iluminando modesta e coloridamente os passos do caminho, mas vez por outra alguém joga uma pedra na janela e o vitral se esfarela. É aí que mora a diferença da ação, existe uma escolha jogar os caquinhos fora ou criar um lindo e emblemático caleidoscópio ou vitral.

Vitral
Fonte: Google
O mais fascinante do vitral não é ele em si, mas os cacos estáticos, esperando a luz passar por eles. Já o caleidoscópio é dinâmico, frenético como a vida deve ser. E tem cacos azuis que lembram dias de sol e céu limpo, tem cacos verdes que recordam dias no mato, os cacos vermelhos de paixões efêmeras, os amarelos de amores maduros, os laranjas de magníficos pôr do sol, os lilases que lembram amores distantes, assim como os gris que recordam pessoas que não voltam mais.
E nas voltas que o mundo dá, os vitrais são lindos, mas  o caleidoscópio tem a capacidade de juntar caquinhos, criar histórias, devolver risos soltos fazer valer a pena os dias que se passaram, são lembranças e não saudades, são lições e não mágoas. E assim a gente vai vivendo juntando caquinhos coloridos e pavimentando o caminho colorido sem medo da felicidade, sem o medo de as vezes fraquejar, mas a certeza de nunca desistir.

2 comentários:

  1. Amei. tanto que lembrei que já fui(?) um caquinho, como na segunda carta para https://reeditadas.blogspot.com/2008/01/segunda-carta-para-exupery-evaldo.html

    ResponderExcluir
  2. Lindo, Parabéns. É preciso saber viver, mas é fundamental apreciar o vitral da vida.

    ResponderExcluir