segunda-feira, 24 de abril de 2023

Etarismo

O corpo biológico é definido de diversas maneiras, certa feita Galeano escreveu" A igreja diz: O corpo é uma culpa. A ciência diz: O corpo é uma máquina. A publicidade diz: O corpo é um negócio. E o corpo diz: eu sou uma festa".  O corpo feminino é muito mais exigido e muito menos compreendido. A mulher ao passar de quarenta tem peculiaridades que só ela sabe e na maioria das vezes estão sozinhas, a cabeça não acompanha as mudanças corporais, mas os olhos alheios sempre têm o que dizer.
Esses dias fui ao SAC com a tia que tem mais de oitenta anos pra resolver um detalhe besta de uma senha em uma plataforma para poder obter informes de rendimentos para o Imposto de Renda. O atendimento agendado foi rápido, mas a moça que nos atendeu olhava e fazia orientações a mim como se a tia fosse invisível ou não estivesse ali. Falei educadamente: "A cliente é ela não eu". Naquele momento senti o peso da idade no corpo feminino e apercepção das outras mulheres em relação as demais. A culpa não é dela, mas da sociedade que consegue impregnar no consciente coletivo que o envelhecimento feminino é mais complicado.
Quem nunca ouviu frases como: "você não aprece ter a idade que tem?" e para se sentir mais jovens as mulheres pintam o cabelo, se não o pintarem são criticadas, buscam cada vez mais maneiras de ficarem com aparência mais jovens. Os homens não são tão cobrados, aliás, "cabelos brancos em homem é charme para mulheres é desmantelo", quem nunca ouviu essa frase que atire a primeira pedra.
E nas voltas que o mundo dá, esse tal de etarismo é mais uma agressão ao corpo feminino que foi nomeado. Ele sempre existiu, mas agora tem nome e é mais um nó pra gente desatar, ser mulher muitas vezes é cansativo. "mulheres do mundo uni-vos".


Um comentário:

  1. "Mulheres do mundo, uni-vos e protestai-vos", diria eu, indo mais além. É sempre bom voltar aqui e sentir esse frescor da sua jovialidade crítica que parece até uma debutante, minha querida Ana Débora Mascarenhas.

    Abraço apertado “feito sapato 35 em pé 42”.

    ResponderExcluir