segunda-feira, 20 de junho de 2022

Linhas

Ali em Riacho doce, pertinho da Garça Torta tem uma casa azul e branca, nela as bordadeiras se encontram pra colorir o tecido branco com fios de linha criando imagem que fazem parte da vida praiana, tem coqueiros, sereias, conchas e uma infinidade de flores em cores vibrantes. Lembro-me de viver cercada por bordadeiras, as mulheres de minha vida sempre praticaram o bordado, tinha de todo jeito, todos os pontos e de todas as cores. A mãe além dos bordados emendava tecidos com linhas discretas e fazia todo tipo de roupa. Uma vida dedicada a arte de vestir e colorir o mundo.
Hoje, fui passar o café e vi os bordados na toalha da mesa, foi a tia quem vez, na blusa que minha mãe bordou e até hoje a tenho, tem também uma bolsa que vai chegar das bordadeiras de Riacho doce. Lembrei da boneca Lilica que minha tia costurou pra mim. As mulheres da minha vida continuam em suas linhas coloridas enfeitando os tecidos brancos da casa e se fazendo presente em imagens que contam histórias.

Bordado das meninas de Riacho doce - AL

A vida é assim, um tecido de linho branco que a gente pega a linha da cor dos sentimentos, e colore o linho com histórias que acontecem ou que gostaríamos que fosse real, e elas ficam ali, no suporte de toalhas no banheiro, na mesa da cozinha, na bolsa que a gente leva o mundo dentro. E cada vez que se admira com é lindo, como é forte, com é representativo a arte da vida. Lembro de vó em sua cadeira de palhinha amarelas e madeira em estilo colonial, contando suas memórias e registrando no pano branco.
E nas voltas que o mundo dá, comprei novas linhas, bordarei novas histórias em memória dessas meninas sabidas que tanto me ensinaram e que ainda moram dentro de mim. Também quero pegar o meu cabelo e costurar no travesseiro as histórias que quero lembrar. As bandeirolas de são João, o balanço das ondas do mar, os amores que comigo vivem, as alegrias de quintal e os passarinhos no céu. Bordar é viver uma vida dentro de outra, é escolher a cor da linha pra começar o dia. É tempo de sonhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário