domingo, 9 de junho de 2024

Auscutar

Pessoa certa vez escreveu: " as vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido". Ah, Pessoa deixa eu te contar (senta que lá vem história). Minha avó gostava de ouvir passar o vento, era uma mulher da natureza e entendia quando o vento mudava, e mesmo morando na área urbana lembrava: "essa época é boa pra plantar". Contava histórias de seu tempo que parecia saído de um livro e eu as ouvia atentamente. O Rubem Alves disse que a gente tá acostumado a falar e esquecemos de ouvir, deveria ter cursos de escutatória ao invés de oratória.
Esses dias fui ao médico e na sala de espera uma senhora toda cheia de dores comentava as mudanças do clima e o que causava em sua saúde. Embora eu sinta essas coisas de dores quando o tempo muda e minhas juntas se juntam contra mim, eu a  ouvi em uma escuta ativa, sem ruídos auscutando suas lamentações parecia sentir necessidade de falar. E depois da consulta era minha vez, ela sorriu e agradeceu que eu a ouvi sem julgar. Fiz igual aos "Pinguins de Madagascar" (sorria e acene).
Tem alguns anos que descobri uma doença autoimune que me causam dores quando o tempo muda. E assim como vó eu sinto o vento mudar e sei que para mim, não é "tempo de plantar", mas de me resguardar. Sentir dores as vezes é normal, mas sempre não tá certo e a gente busca meios de aliviar a gastura do dia, seja escrevendo, falando ou só silenciando um tempo. Tem gente que se refugia em seu casulo pra quando a primavera chegar renascer em um corpo novo feito borboletas, tem gente que precisa fazer uso da fala.
E nas voltas que o mundo dá, não basta apenas ouvir o passar do vento. É preciso auscutar, sem ruídos, sem interferência numa escuta ativa, pois o vento pode contar coisas, mas pessoas precisam ser escutadas e não apenas ouvidas. E suas histórias carregam tantos ensinamentos! Queria te contar como as minhas dores físicas são apaziguadas talvez ajudasse, mas preferi ouvir, sorrir e acenar, pois era o que ela necessitava naquele momento. E só pra lembrar Pessoa, o vento aqui é bem geladinho talvez você gostasse de ouvi-lo, mas eu particularmente prefiro os ventos da meia estação. Os do inverno não são muito gentis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário